Campanha escolar em Guaratuba reforça importância do descarte correto de óleo usado

Postado por [email protected] em 09/jun/2026 -

Em celebração ao Junho Verde, Ambiental Paraná mobiliza estudantes na arrecadação de óleo de cozinha usado e na sensibilização sobre descarte correto e saneamento.

Boas práticas começam dentro de casa e, muitas vezes, pelas crianças. Mais de 150 alunos da Escola Municipal Máximo Jamur, no balneário de Caieiras, em Guaratuba, participam da Corrida de Olho no Óleo, ação que incentiva a arrecadação de óleo de cozinha usado e promove a sensibilização sobre o descarte correto do material junto às famílias e comunidades.

A gincana é uma iniciativa da Ambiental Paraná, empresa responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Guaratuba e outras 51 cidades do estado, em Parceria Público-Privada com a Sanepar, e faz parte das comemorações do Junho Verde, mês de conscientização ambiental. Até o momento foram coletados mais de 400 litros de óleo – volume que, se eventualmente não fosse descartado de forma correta, poderia contaminar até 10 milhões de litros de água, segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

A arrecadação do óleo usado irá até o dia 11 de junho. O estudante que arrecadar o maior volume de óleo ganhará um tablet e o título de ‘Herói da Natureza’. Durante dois meses, os estudantes recolheram o óleo usado em casa, com familiares, vizinhos e até comércios próximos, e levaram até o ponto de coleta instalado dentro da escola, evitando que fosse, eventualmente, despejado no sistema de esgoto.

“Quando trabalhamos educação ambiental com crianças, percebemos um efeito multiplicador ainda mais forte. Elas levam o aprendizado para dentro de casa, conversam com os pais, incentivam familiares e até vizinhos a mudarem hábitos. A sensibilização ambiental passa pela informação e pelo envolvimento da comunidade, e as crianças têm um papel fundamental nesse processo porque se tornam nossos porta-vozes”, afirma Cleverson França, responsável pela área socioambiental da Ambiental Paraná.

O projeto também contribui para orientar os alunos sobre a utilização correta da rede de esgoto. Isso porque a escola fica localizada no balneário de Caieiras, que acabou de receber mais de três quilômetros de rede coletora de esgoto e agora a novidade faz parte do dia a dia de muitas famílias. “O projeto vai além do aprendizado em sala de aula. É também uma ação de sensibilização e responsabilidade compartilhada sobre o bom uso da nova rede de esgoto no bairro. Além de incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado, a iniciativa reforça a importância da preservação ambiental e da balneabilidade das praias, contribuindo para a proteção da biodiversidade local e para a manutenção de um litoral mais limpo e saudável para toda a comunidade”, conclui Cleverson.

Resíduos

Os projetos de sensibilização ambiental vão além do óleo de cozinha. Segundo a Ambiental Paraná, resíduos que poderiam ser reciclados também acabam descartados incorretamente na rede de esgoto. Somente nos quatro primeiros meses de 2026, mais de 91 toneladas de resíduos descartados irregularmente foram retiradas de Estações de Tratamento de Esgoto em 17 cidades do Paraná. Juntos, estes municípios somam pouco mais de 350 mil habitantes, entre eles Fazenda Rio Grande, Guaratuba e Morretes.

Entre os materiais encontrados, estão plásticos, panos, embalagens, fios, cotonetes, lenços umedecidos e outros itens que deveriam ser encaminhados para reciclagem ou para a coleta convencional.

Além de comprometer e sobrecarregar o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, o descarte incorreto pode causar entupimentos, extravasamentos e refluxo até para dentro das próprias residências, gerando incômodo para os moradores e danos aos equipamentos utilizados no tratamento do esgoto.

Saúde

A relação entre saneamento e saúde pública também aparece nos indicadores. O Brasil registrou cerca de 344 mil internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) em 2024, segundo dados do DATASUS.

Os avanços rumo à universalização do saneamento impactam diretamente a população, a partir da melhoria da qualidade de vida e da redução de doenças associadas à falta de saneamento adequado. De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, a ampliação do acesso aos serviços deve reduzir em 86.760 o número de internação por DRSAI no país. Considerando que o custo médio de internação foi de R$ 506,32 em 2024, isso representaria uma economia de R$ 43,9 milhões por ano aos cofres públicos.

Sobre Ambiental Paraná

A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.  

Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Tijucas do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, = Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo. 

Alunos coletam mais de 430 litros de óleo usado

Postado por [email protected] em 01/dez/2025 -

Projeto sustentável premiou estudantes e turmas que mais contribuíram com a coleta no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto

Mais de 430 litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados por alunos do 9º ano do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba. A iniciativa faz parte do projeto Corrida De Olho no Óleo, promovido pela Ambiental Paraná, empresa responsável pela gestão de esgoto em 52 cidades do estado, em Parceria Público-Privada com a Sanepar. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Se descartado incorretamente, essa quantidade de óleo teria contaminado aproximadamente 10 milhões de litros de água.

A ação começou em outubro, quando um ponto de coleta foi instalado na escola, e encerrou no fim de novembro, com mais de 100 alunos participantes. O estudante que acumulasse maior volume de óleo arrecadado seria premiado com uma bicicleta e o título de “Herói da Natureza”. Já a turma mais engajada seria reconhecida como a mais sustentável, ganhando uma visita ao Instituto Estre e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Fazenda Rio Grande.

Professora Paula Leticia Freitas; Nicolas Batista da Silva, aluno do 9ºB; diretora-presidente da Ambiental Paraná, Priscila Marchini Brunetta; responsável pela área socioambiental da Ambiental Paraná, Cleverson França; pedagogo e professor Mario Guedes.
Professora Paula Leticia Freitas; Nicolas Batista da Silva, aluno do 9ºB; diretora-presidente da Ambiental Paraná, Priscila Marchini Brunetta; responsável pela área socioambiental da Ambiental Paraná, Cleverson França; pedagogo e professor Mario Guedes.

Dois alunos tiveram resultados muito próximos e foram premiados com uma bicicleta cada. Nicolas Batista da Silva e João Miguel Heberle  mobilizaram suas famílias e arrecadaram 144 litros e 136 litros, respectivamente. Como ambos pertencem ao 9º ano B, a turma foi a vencedora. 

Para Cleverson França, responsável pela área socioambiental da empresa, o projeto se tornou uma oportunidade de colocar em prática as reflexões sobre um futuro mais sustentável. “Ver estudantes engajados na arrecadação do óleo de cozinha usado, envolvendo familiares e movimentando a comunidade onde vivem, mostra que a sustentabilidade não é um conceito distante, mas acessível e cotidiana. Quando entendemos o nosso papel no cuidado com os recursos e com o ambiente, nasce uma cultura de responsabilidade que se multiplica para além da escola”, ressalta. 

Pedagogo e professor Mario Guedes; João Miguel Heberle Daher, aluno do 9ºB; responsável pela área socioambiental da Ambiental Paraná, Cleverson França; diretora-presidente da Ambiental Paraná, Priscila Marchini Brunetta; e professora Paula Leticia Freitas.

Sustentabilidade em foco

Além da coleta, os estudantes participaram de uma oficina prática em que aprenderam a transformar o óleo usado em velas natalinas e sabão ecológico. A atividade mostrou que o resíduo pode ser reaproveitado e até gerar renda extra ou itens de decoração.

Para Priscila Marchini, Diretora-presidente da Ambiental Paraná, a iniciativa reforça um ciclo sustentável completo. “É um ensinamento fundamental para repassar às crianças, que são multiplicadoras de informação. Com este projeto, mostramos que o óleo coletado de maneira adequada deixa de poluir o meio ambiente e pode se tornar um novo produto”, afirma.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a cada quatro litros de óleo consumidos no país, um é descartado inadequadamente. Isso representa mais de 700 milhões de litros ao ano lançados no meio ambiente, impactando o solo, contaminando a água e obstruindo redes de esgoto devido à solidificação da gordura.

Sobre Ambiental Paraná

A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.  

Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo.

Ambiental Paraná lança a “Corrida De Olho no Óleo”

Postado por [email protected] em 27/out/2025 -

Iniciativa foi feita em parceria com o Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto para ensinar o descarte correto do óleo de cozinha e reduzir impacto ambiental

A Ambiental Paraná, empresa do grupo Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, acaba de lançar no Paraná a “Corrida De Olho no Óleo”. O projeto piloto teve início na última quarta-feira com os mais de 100 alunos do 9º. Ano do Ensino Fundamental do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.

Em uma espécie de gincana, os alunos deverão recolher o maior volume de óleo usado para dar a destinação correta e ver a transformação do resíduo, que é altamente poluente, em um novo produto, com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado para cozimento e frituras, por exemplo.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) estima que, de cada quatro litros consumidos de óleo, um seja descartado de forma incorreta, o que representa mais de 700 milhões de litros ao ano lançados no meio ambiente. O descarte inadequado provoca inúmeros problemas ambientais, como a poluição do solo, contaminação da água e o entupimento da rede de esgotos devido a solidificação da gordura.

A diretora presidente da Ambiental Paraná, Priscila Marchini, fez o lançamento do programa ao lado da diretora do Instituto de Educação do Paraná, Márcia Murbach. Priscila vê uma oportunidade dupla na iniciativa apresentada aos alunos. “O nosso programa tem duas finalidades: a preservação do meio ambiente e desenvolver nos jovens o espírito de sustentabilidade porque eles são os replicadores da destinação correta de um produto que é altamente poluente”, explicou.

O professor pedagogo Mario Guedes, a diretora-presidente da Ambiental Paraná, Priscila Marchini, a diretora do Instituto de Educação do Paraná, Márcia Murbach, e o responsável pela área socioambiental da Ambiental Paraná, Cleverson França, no lançamento da “Corrida De Olho no Óleo”.

Como funciona a Corrida

A “Corrida De Olho no Óleo” é bem simples. Os alunos terão cerca de um mês para recolher óleo usado em suas casas, vizinhança e até mesmo nos restaurantes localizados no entorno do colégio. Esse volume será coletado e armazenado em garrafas pet, depositadas num recipiente, instalado nas dependências do Instituto.

O aluno que coletar o maior volume de óleo usado receberá o prêmio Herói da Natureza e ganhará uma bicicleta. Já a turma receberá o título de Turma Sustentável, com uma visita ao Instituto Estre e à Estação De Tratamento de Esgoto (ETE) em Fazenda Rio Grande.

Os alunos também participarão de uma oficina realizada pelo responsável pela área socioambiental da Ambiental Paraná, Cleverson França, para dar nova destinação ao óleo usado. “O que antes seria descartado agora se transforma em sabão e velas ecológicas. Ao mesmo tempo, evitamos que o óleo prejudique rios, solos e ecossistemas. Cada litro reaproveitado é uma oportunidade de aprendizado e consciência ambiental. Transformar algo que iria para o lixo em algo útil é um gesto simples, mas poderoso”, afirma Cleverson.

Para o professor Mário Guedes, pedagogo do Ensino Fundamental, a corrida “De Olho no Óleo”, é uma oportunidade de trabalhar na prática o conteúdo que os alunos aprendem em sala de aula. “Iniciativas como essa da Ambiental são uma oportunidade de os alunos aprenderem a destinação correta e de verem a transformação de um resíduo altamente poluente em um produto que pode gerar renda”, afirmou.

Sobre Ambiental Paraná

A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.  

Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo.