Notícias
As cidades atendidas ficam na região Centro-Leste e fazem parte do Lote 2 da Ambiental Paraná, empresa que opera a rede de esgoto em parceria com a Sanepar
De maio a novembro, 2,14 bilhões de litros de esgoto foram tratados em 13 cidades da região Centro-Leste do Paraná. O volume corresponde a 857 piscinas olímpicas, 214 mil caminhões-pipa ou 2,1 milhões de caixas d’água de mil litros, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes durante um mês.
Essa gestão foi realizada pela Ambiental Paraná, responsável pelo sistema de esgoto de 52 municípios no estado, em Parceria Público-Privada com a Sanepar. As cidades do Lote 2, na região Centro-Leste, atendem cerca de 200 mil pessoas. Entre os municípios com maior população estão Pitanga (34 mil habitantes), Pinhão (30 mil) e Ibaiti (29 mil).
No mesmo período, a empresa executou mais de 5 mil ordens de serviço, incluindo manutenções, desobstruções, novas ligações, vistorias, levantamentos, topografia, Sistema de Atendimento e Registro (SAR), ações preventivas, Vistoria Técnica Operacional (VTO) e sondagens. Em eletromecânica, foram mais de 1.200 ordens, entre serviços preventivos, preditivos e corretivos.
Para Nicole Fernandes da Silva, Gerente de Operações da Ambiental Paraná, a gestão antecipada acelerou o desenvolvimento do saneamento básico nestas cidades. “Tínhamos o compromisso contratual de assumir a gestão completa em 6 meses de operação assistida, mas solicitamos a antecipação desse prazo e iniciamos a operação com 120 dias. Temos know-how para iniciar o trabalho antes do previsto e implementar as melhorias que consideramos necessárias, sempre buscando o desenvolvimento das cidades atendidas, com investimento e experiência”, afirma.

Entre agosto e outubro, aproximadamente 200 metros de rede coletora e emissários foram substituídos em três cidades. Também foram realizadas mais de 60 melhorias nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), incluindo instalação de novas comportas, bombas de decantação, reatores, além de revitalizações estruturais como portas, janelas, pintura e sinalização. No período, foram adquiridas 26 bombas, dois sopradores de ar de canal e 13 inversores de frequência, visando melhoria e segurança operacional.
Para os próximos meses, a Ambiental Paraná prevê ações para redução de obstruções, com uso de mapas de calor, implantação de telemetria em estações elevatórias e de tratamento, substituição de bombas obsoletas para ampliar a eficiência energética e melhorias de iluminação nas unidades. Também está prevista a continuidade nas instalação de bombas dosadoras e a realização de testes em bancada para otimizar a eficiência das ETEs.
Sobre Ambiental Paraná
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.
Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo.
