Notícias

Ver notícia

Outubro se tornou conhecido mundialmente como o mês marcado por campanhas e ações para mostrar a importância da prevenção e, assim, aumentar o acesso aos serviços de diagnóstico que contribuem para a redução da mortalidade. 

Apesar disso, os dados sobre o câncer de mama continuam preocupantes. É o que mais acomete mulheres, no Brasil e no mundo. A Aegea participa ativamente das campanhas e oferece, por meio de convênio médico, uma rede de apoio e cuidados aos seus colaboradores. 

Para ajudar na divulgação de informações que podem fortalecer as recomendações sobre prevenção e diagnóstico precoce, o Aegea Blog conversou com o médico do trabalho da Aegea, Flávio Tocci Moreira. Veja a entrevista e as dicas de cuidados.

Qual o panorama do câncer de mama no mundo?

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Como está a situação no Brasil?

Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Como é possível prevenir?

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Um dos mais importantes é a prática de atividade física e, para isso, os exercícios podem ser adequados ao ritmo de vida de cada pessoa. É válido desde uma caminhada diária até a rotina de academias. Manter o peso corporal adequado também importa. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação, tão importante para a saúde do bebê, também ajuda na prevenção do câncer de mama da mãe.

Como reconhecer os primeiros sinais?

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). No caso de suspeita, é importante agendar consulta com o seu médico ginecologista. 

Quando devem ser realizados os exames?

O principal exame utilizado no rastreamento é a mamografia, que, segundo a recomendação do Ministério da Saúde, deve ser realizado por mulheres entre 50 a 69 anos a cada 2 anos. No entanto, seu médico irá avaliar o seu histórico pessoal e familiar e orientar a melhor rotina de rastreamento. Quanto antes a detecção do câncer de mama, maiores as chances de cura. Mas uma série de fatores vão ser avaliados pelo seu médico ginecologista ou oncologista para determinar o melhor tratamento.

Texto: Rosiney Bigattão e Vanussa Costa

Compartilhar:

Veja Também

Política de Inv. Social Privado Saiba mais
Política de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Ambiental Paraná Saiba mais
Ambiental Paraná

A Ambiental Paraná, por meio da Parceria Público-Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), é responsável pelos serviços ...

TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA Saiba mais
TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA

Confira todos os detalhes para sites e aplicativos da Aegea.

Contato Saiba mais
Contato

O atendimento aos clientes nos municípios da PPP é de responsabilidade da Sanepar. Saiba mais.