Notícias

Ver notícia

O município com 4,5 mil habitantes terá acesso ao sistema de esgotamento sanitário por meio da parceria público-privada entre Sanepar e Ambiental Paraná.

O município de Itaguajé, que fica na região Noroeste do Paraná, divisa com São Paulo, terá acesso ao sistema completo de esgotamento sanitário com obras que iniciam entre 2029 e 2030. Com uma população de 4,5 mil habitantes, a previsão é que em 2030, até 80% das residências tenham acesso ao esgoto e, em 2033, até 90% dos imóveis.

A implantação do sistema de esgotamento será executada pela Ambiental Paraná, empresa do grupo Aegea Saneamento — referência em saneamento no setor privado no Brasil, em parceria público privada com a Sanepar, maior empresa pública do Brasil.

O tema foi discutido na última terça-feira (18), durante reunião entre o gerente da Sanepar, Fernando Norio, a coordenadora comercial da Sanepar, Francieli Oliveira Taboza, o colaborador do setor comercial da Sanepar, Almir Vetori, a diretora-presidente da Ambiental Paraná, Priscila Marchini, a gerente de operações da Ambiental Paraná, Nicole Fernandes da Silva e Bruno Henrique Gomes, Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Saneamento Básico.

As obras em Itaguajé fazem parte de um investimento de aproximadamente R$ 2 bilhões, que a Ambiental Paraná realizará nos próximos anos na gestão do esgotamento sanitário de 52 municípios do Paraná, em parceria com a Sanepar.

Para Priscila Marchini, Diretora-presidente da Ambiental Paraná, a obra é sinônimo de saúde, educação e desenvolvimento para a cidade. “É um orgulho imenso levar a rede de esgoto para uma cidade. Nos próximos anos, os moradores irão sentir na pele a diferença em suas vidas. A adesão à rede coletora traz impactos diretos na prevenção de doenças, preservação ambiental e educação, dentre outros. Estamos muito felizes em fazer parte dessa transformação que atenderá a população, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar”, afirmou.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, diz que a Sanepar foi pioneira e inovou ao fazer parceria-público privada a fim de universalizar o saneamento no estado. “A Sanepar já universalizou o acesso à água tratada, atendendo 100% da população nos 344 municípios em que atua no Paraná. E, com esta parceria, certamente vai fazer do Estado, o primeiro a universalizar o acesso ao esgotamento sanitário,” ressalta.

Etapas da expansão em Itaguajé

Para chegar nos 90% de cobertura, as obras, com previsão de início entre 2029 e 2030, vão incluir aproximadamente 34 quilômetros de nova rede coletora, além de outros componentes essenciais para o funcionamento do sistema, como:

  • Quase 6 quilômetros de linha de coletores tronco/interceptor, que recebem o esgoto de redes menores e o direcionam para os interceptores, até chegar à estação de tratamento;
  • Criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em 2030, com a vazão de 10 litros por segundo.

Além da infraestrutura, a Ambiental Paraná promoverá junto à comunidade ações sociais e programas de educação ambiental no município, tais como:

  • De Olho no Óleo: ensina a transformar óleo de cozinha usado em sabão, oferecendo oportunidade de renda extra; e
  • Curso de Preparação de Encanadores: capacita moradores para realizar interligações de ramais prediais e atuar em pequenos negócios da área.

Também serão realizadas ações ambientais, como o Porta a Porta, com visitas domiciliares para sensibilização dos moradores sobre a importância em realizar a conexão à rede coletora de esgoto. Outro destaque é o curso para formação de agentes socioambientais, com foco em capacitar facilitadores comunitários como multiplicadores de informações sobre saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Essas iniciativas têm o objetivo de informar a comunidade sobre as oportunidades de crescimento que o saneamento básico proporciona à região, com impactos na qualidade de vida, a partir da redução dos gastos com saúde e a melhora no rendimento escolar, além da valorização imobiliária e da expansão econômica.  

Sobre Ambiental Paraná

A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.  

Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo. 

Compartilhar:

Veja Também

TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA Saiba mais
TERMOS GERAIS DE USO DE SITES E APLICATIVOS DA AEGEA

Confira todos os detalhes para sites e aplicativos da Aegea.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Ambiental Paraná.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas de Manaus.