Postado por [email protected] em 09/jun/2026 - Sem Comentários
Boas práticas começam dentro de casa e, muitas vezes, pelas crianças. Mais de 150 alunos da Escola Municipal Máximo Jamur, no balneário de Caieiras, em Guaratuba, participam da Corrida de Olho no Óleo, ação que incentiva a arrecadação de óleo de cozinha usado e promove a sensibilização sobre o descarte correto do material junto às famílias e comunidades.
A gincana é uma iniciativa da Ambiental Paraná, empresa responsável pelo sistema de esgotamento sanitário de Guaratuba e outras 51 cidades do estado, em Parceria Público-Privada com a Sanepar, e faz parte das comemorações do Junho Verde, mês de conscientização ambiental. Até o momento foram coletados mais de 400 litros de óleo – volume que, se eventualmente não fosse descartado de forma correta, poderia contaminar até 10 milhões de litros de água, segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
A arrecadação do óleo usado irá até o dia 11 de junho. O estudante que arrecadar o maior volume de óleo ganhará um tablet e o título de ‘Herói da Natureza’. Durante dois meses, os estudantes recolheram o óleo usado em casa, com familiares, vizinhos e até comércios próximos, e levaram até o ponto de coleta instalado dentro da escola, evitando que fosse, eventualmente, despejado no sistema de esgoto.
“Quando trabalhamos educação ambiental com crianças, percebemos um efeito multiplicador ainda mais forte. Elas levam o aprendizado para dentro de casa, conversam com os pais, incentivam familiares e até vizinhos a mudarem hábitos. A sensibilização ambiental passa pela informação e pelo envolvimento da comunidade, e as crianças têm um papel fundamental nesse processo porque se tornam nossos porta-vozes”, afirma Cleverson França, responsável pela área socioambiental da Ambiental Paraná.
O projeto também contribui para orientar os alunos sobre a utilização correta da rede de esgoto. Isso porque a escola fica localizada no balneário de Caieiras, que acabou de receber mais de três quilômetros de rede coletora de esgoto e agora a novidade faz parte do dia a dia de muitas famílias. “O projeto vai além do aprendizado em sala de aula. É também uma ação de sensibilização e responsabilidade compartilhada sobre o bom uso da nova rede de esgoto no bairro. Além de incentivar o descarte correto do óleo de cozinha usado, a iniciativa reforça a importância da preservação ambiental e da balneabilidade das praias, contribuindo para a proteção da biodiversidade local e para a manutenção de um litoral mais limpo e saudável para toda a comunidade”, conclui Cleverson.
Os projetos de sensibilização ambiental vão além do óleo de cozinha. Segundo a Ambiental Paraná, resíduos que poderiam ser reciclados também acabam descartados incorretamente na rede de esgoto. Somente nos quatro primeiros meses de 2026, mais de 91 toneladas de resíduos descartados irregularmente foram retiradas de Estações de Tratamento de Esgoto em 17 cidades do Paraná. Juntos, estes municípios somam pouco mais de 350 mil habitantes, entre eles Fazenda Rio Grande, Guaratuba e Morretes.
Entre os materiais encontrados, estão plásticos, panos, embalagens, fios, cotonetes, lenços umedecidos e outros itens que deveriam ser encaminhados para reciclagem ou para a coleta convencional.
Além de comprometer e sobrecarregar o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, o descarte incorreto pode causar entupimentos, extravasamentos e refluxo até para dentro das próprias residências, gerando incômodo para os moradores e danos aos equipamentos utilizados no tratamento do esgoto.
A relação entre saneamento e saúde pública também aparece nos indicadores. O Brasil registrou cerca de 344 mil internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) em 2024, segundo dados do DATASUS.
Os avanços rumo à universalização do saneamento impactam diretamente a população, a partir da melhoria da qualidade de vida e da redução de doenças associadas à falta de saneamento adequado. De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil, a ampliação do acesso aos serviços deve reduzir em 86.760 o número de internação por DRSAI no país. Considerando que o custo médio de internação foi de R$ 506,32 em 2024, isso representaria uma economia de R$ 43,9 milhões por ano aos cofres públicos.
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.
Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Tijucas do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, = Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo.
Postado por [email protected] em 17/nov/2025 - Sem Comentários
O que antes era descartado pode se transformar em item de decoração — e até em renda extra neste fim de ano. Aprenda a reaproveitar o óleo de cozinha usado para produzir velas natalinas, uma alternativa sustentável, ecológica e lucrativa. Além de criar um novo produto, você ainda contribui para o descarte correto do óleo, evitando a contaminação do meio ambiente.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a cada quatro litros de óleo consumidos, um é descartado de forma incorreta, o que representa mais de 700 milhões de litros por ano lançados no meio ambiente. O descarte inadequado causa diversos problemas, como poluição do solo, contaminação da água e entupimento das redes de esgoto devido à solidificação da gordura.
Em Curitiba, alunos do Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto participaram recentemente de uma oficina promovida pela Ambiental Paraná, empresa responsável pela gestão de esgoto em 52 cidades do estado em Parceria Público-Privada com a Sanepar, para aprender a fazer velas ecológicas.
O projeto de educação ambiental De Olho no Óleo começou em 16 de outubro, quando um ponto de coleta de óleo usado foi instalado na escola. Durante o período, os alunos levaram o material de casa, e parte dele foi reutilizada na oficina. A ação tem como objetivo conscientizar sobre o descarte correto de resíduos contaminantes, mostrando que é possível transformar o que seria lixo em produtos úteis e rentáveis.
De acordo com o responsável pela área socioambiental da Ambiental Paraná, Cleverson França, as velas artesanais se tornam uma alternativa sustentável e cheia de significado para a chegada do fim do ano. “A oficina tem como objetivo estimular práticas ambientais conscientes, mostrando que pequenas atitudes no dia a dia podem gerar grandes impactos positivos. Além de evitar a poluição da água e dos rios, o reaproveitamento do óleo contribui para reduzir o volume de resíduos e desperta a criatividade dos participantes”, afirma.

• 250 ml de óleo de cozinha usado e filtrado.
• 500 ml (aprox. 450 g) de parafina granulada
• Pedaços de giz de cera (para dar cor à vela).
• Essência aromática para vela (opcional, para perfumar).
• Pavio para vela.
• Recipientes reutilizados (como copos e potes de vidro ou latinhas).
• Fitas e outros materiais para enfeitar.
________________________________________
1. Filtre o óleo usado, utilizando um coador de pano ou filtro de café para retirar os resíduos.
2. Misture o óleo coado e a parafina granulada, levando em fogo baixo até que esteja totalmente derretida. Caso utilize o micro-ondas, aqueça de um em um minuto e, a cada intervalo, retire, mexa e aqueça novamente até derreter.
3. Retire do fogo ou do micro-ondas e adicione pequenos pedaços de giz de cera para colorir a vela. Eles derretem junto com a mistura e proporcionam diferentes tonalidades, conforme a cor escolhida. Se desejar, acrescente essência aromática para perfumar a vela.
4. Fixe o pavio no centro do recipiente (um prendedor de roupa pode ajudar a mantê-lo firme).
5. Despeje a mistura líquida com cuidado no recipiente e deixe esfriar completamente até endurecer.
6. Corte o pavio e decore o pote com fitas e enfeites natalinos para dar o toque final.
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.
Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo.
Postado por [email protected] em 13/out/2025 - Sem Comentários
Moradores de Guaratuba (PR) já podem se inscrever para participar de uma oficina gratuita que ensinará a produzir sabão ecológico com óleo de cozinha usado, uma alternativa simples e sustentável para gerar renda extra, evitar a poluição do meio ambiente e a obstrução da rede de esgoto.
A atividade acontecerá no dia 17 de outubro (sexta-feira), das 13h às 17h, na Quadra anexa à Capela Nossa Senhora Aparecida, na Praia de Caieiras. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de outubro, e podem ser feitas pelo WhatsApp, no número (41) 98536-9638.
Durante a oficina, os participantes aprenderão sobre os impactos negativos que o descarte incorreto do resíduo usado pode causar no solo, rios e mares, além de aprender a produzir sabão ecológico como uma alternativa de reaproveitamento desse resíduo, gerando economia para o lar e até uma oportunidade de renda extra. A capacitação é aberta a homens e mulheres com mais de 18 anos.
Promovida pela Ambiental Paraná, empresa do grupo Aegea, em parceria com a Sanepar, a iniciativa chamada De Olho no Óleo busca conscientizar a população e incentivar formas de reaproveitar o óleo de cozinha usado.
“O descarte incorreto do óleo pode causar sérios danos ao meio ambiente, poluindo o solo, a água e entupindo redes de esgoto. Pensando nisso, o programa De Olho no Óleo promove a Oficina de Sabão Ecológico, que ensina a reaproveitar o óleo usado na produção de sabão — uma alternativa econômica e sustentável. Participe e veja como o reaproveitamento do óleo pode unir economia doméstica e preservação ambiental”, afirma Cleverson França, da área de Responsabilidade Socioambiental da Ambiental Paraná.
Oficina De Olho no Óleo
Quando: 17/10 – Sexta-feira
Horário: 13h às 17h
Local: Quadra anexa à Capela N. Aparecida – Rua Dario Soares Alves, s/n, Caieiras, Guaratuba (PR).
Mais informações e inscrições: 41 98536-9638
Importante: Levar o seu óleo usado.